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OS MOSAICOS DA BASÍLICA DE NAZARÉ

OS MOSAICOS DA BASÍLICA DE NAZARÉ


A Basílica Situada no bairro de Nazaré, em Belém, a igreja foi construída pelos padres Barnabitas, no início do Século XX, com a ajuda do povo do Pará. Foi inspirada na Basílica de São Paulo, em Roma, e tem 20 metros de altura, 24 de largura e 62 metros de comprimento. Seu interior é de mármore, tem belo forro de madeira confeccionado por artistas paraenses e destaca-se a beleza dos vitrais, que se referem a momentos bíblicos e à história da devoção à Virgem de Nazaré. Na fachada, um painel em mosaico mostra a Virgem de Nazaré como Rainha da Amazônia, num cenário regional onde estão índios, negros, Jesuítas, Capuchinhos, e, também, as figuras de Pedro Álvares Cabral, Castelo Branco (fundador da cidade de Belém), Dom Bartolomeu (primeiro Bispo de Belém), o caboclo Plácido, Dionísio Ausier Bentes (governador à época da inauguração) e uma família de operários, entre outros personagens. No centro de convergência de todas as linhas arquitetônicas está o “Glória”, onde fica a imagem autêntica de Nossa Senhora de Nazaré. A pedra fundamental foi colocada em 1909, por Dom Santino Coutino, arcebispo do Pará. Quatorze anos depois, o templo recebeu de Roma o título de Basílica. Em 1992, a igreja foi colocada entre as mais belas construções tombadas pelo Patrimônio Histórico do Estado do Pará, sendo elevada à condição de Santuário no dia 31 de maio de 2006. Curiosidade: A Basílica Santuário tem o conjunto de sinos mais antigo e completo do Brasil. Os sinos, que datam de 1966, foram os primeiros eletrificados do país. Eles são capazes de executar concertos, como os cantos sacros Ave Maria de Lourdes, Ave Maria de Fátima, Madona Marne, Cristo Vence, Eia Povo Devoto, Fiéis Acorramos, Noite Feliz, Fazei de Hosana e Vinde Cristãos. Arquitetura Inspirada na Igreja de São Paulo, de Roma, a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré foi projetada pelos italianos Gino Coppedé (arquiteto) e Giusepe Pedrasso (engenheiro), que conceberam o que havia de mais suntuoso e de mais belo nas igrejas italianas para esse templo. O centro desta grandiosa Basílica Santuário é o altar onde está a Virgem de Nazaré. Para lá tudo converge e é de lá que se irradia a fé e a arte deste templo. Os vitrais contam a história da Bíblia e os mosaicos rezam a Salve Rainha, através dos anjos. As naves laterais apresentam mosaicos com as principais passagens da vida de Nossa Senhora e de mulheres com virtudes bíblicas. Os anjos se mostram em todos os lugares, acompanhando os visitantes com seus olhares da preciosidade do mosaico, da elegância do mármore, do requinte do vidro e da beleza da madeira. A Basílica Santuário compõe-se da elegância do mármore de carrara europeu, do requinte dos estuques espanhóis, da exuberância dos vitrais franceses, dos mosaicos e sinos italianos, dos candelabros milaneses, dos lampadários venezianos e das estátuas do escultor Antônio Bozzano. A Basílica é, no Brasil e no mundo, uma das mais imponentes e suntuosas construções dedicadas à Nossa Senhora. Com 62m de comprimento, 24m de largura e 20m de altura é composta por cinco naves, 36 colunas de granito maciço italiano, duas torres de 42 m de altura, 54 vitrais, 38 medalhões em mosaico de 1,5 m de diâmetro, 11 altares, 19 estátuas feitas de puro mármore de Carrara, 24 lampadários venezianos, nove sinos, três portas frontais feitas de bronze, uma cripta e um órgão com três teclados e 1.100 tubos. O piso é feito de pedra branca de Trani, amarelo de Verona, verde dos Alpes, escuro de Pôrtoro, vermelho de Levanto e Pórfiro. As paredes são revestidas com faixas de vermelho e amarelo de Verona. Os rodapés são revestidos com verde de Polcévera e coral. Exterior da Basílica Santuário - A sua imponente fachada, é composta por uma escadaria de pedra lioz (de origem portuguesa), dois declives semilunares de granito escuro que levavam ao átrio coberto. O forro do pátio é revestido de estuques de cimento para resistir à umidade equatorial. Na frente, quatro colunas de granito róseo maciço ornamentam o templo sendo que mais quatro pilares feitos do mesmo material ladeiam as três portas de entrada, por trás. Por cima do átrio encontra-se uma balaustrada em estilo romântico tendo ao centro a estátua da Virgem Maria rezando. O mosaico em ouro traz as seguintes inscrições latinas: Salve Regina Mater Misericordiae, que quer dizer: “Salve Rainha Mãe de Misericórdia”. Logo abaixo da imagem, se pode ler: “Ó Mãe de Deus Imaculada, como outrora em Nazaré, aqui sempre permaneçais, a nos propícia”; e debaixo do tímpano: Deiparae Virgini Nazareth, ou seja, “Aquela que gerou Deus, a Virgem de Nazaré”. No frontão triangular, está representada a glória da “Rainha da Amazônia” com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, tendo, ao seu lado direito, a presença de índios, mestiços, negros, jesuítas e frades capuchinhos, e em seu lado esquerdo, personagens históricos como o descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral, o fundador da cidade de Belém, Castelo Branco, o primeiro bispo de Belém, Dom Bartolomeu do Pilar, o governador da época de inauguração do frontão, Dionísio Ausier Bentes (1925-1929), o intendente, Rodrigues dos Santos (de terno e gravata), além de uma família de trabalhadores, do caboclo Plácido (em trajes de caçador), e do Padre Afonso di Giorgio. Interior da Basílica Santuário - Internamente, as linhas arquitetônicas da Basílica remetem para seu centro religioso e artístico que é a capela-mor, onde se impõe a massa compacta do altar do Santíssimo Sacramento, de estilo compósito, em contra-luz, a glória dos dois anjos barrocos em mármore, formando um conjunto de 12 toneladas para emoldurar a pequena imagem achada por Plácido. Neste ponto, está localizado o mosaico do “Lar de Nazaré” na bacia da abside, que simboliza a Sagrada Família, reverenciada até o céu, servindo de modelo perpétuo às famílias cristãs. Mais acima, encontra-se o mosaico da coroação de Maria, inspirado na arte renascentista de frei Angélico. Com 24m2 de extensão e em fundo dourado, o desenho é composto por uma primeira fila de dez anjos que seguram turíbulos com incenso e uma segunda fileira de vinte e três anjos que cantam e seguram uma faixa branca com palavras de louvor. E na parte mais alta, o mosaico está representado por Jesus Cristo que coroa divinamente sua Santa Mãe. Com linhas arquitetônicas que tendem para o centro religioso e artístico da Igreja, esta obra é uma exuberância de estilos conjugados, fortemente renascentista, gótico, bizantino e românico. A Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré é uma grandiosidade de fé e arte, feito do fervor de um povo, do bom gosto dos seus idealizadores e da ousadia dos Padres da Congregação Barnabita. Todo esse conjunto memorável forma um verdadeiro Santuário em louvor à Virgem Santíssima. Desde 1992, a Basílica de Nazaré é tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado do Pará, devido seu grande valor histórico, religioso, artístico e cultural. Serviço aos Peregrinos O Círio é uma das maiores festas religiosas do mundo e atrai peregrinos de todo Brasil e de todo o Estado. A festividade de Nossa Senhora de Nazaré é um acontecimento marcante no calendário paraense. Peregrinos do interior do Pará costumam passar a semana do Círio na cidade. Muitos vêm de longe, caminham como forma de agradecimento pela intercessão da Virgem de Nazaré, para expressar toda a fé na Padroeira dos Paraenses. Pensando na acolhida dos peregrinos que o Círio demanda, a Direção da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, juntamente com a Diretoria da Festa de Nazaré estão, em andamento, com o Projeto de acolhida dos romeiros. A “Casa de Plácido” ficará localizada no subsolo do Centro Social de Nazaré, ao lado do Santuário. Para saber mais sobre o projeto basta enviar e-mail para casadeplacido@liriomimoso.com.br, ou telefonar para: (91) 3202-4888.